top of page

Como se curar de uma queimadura de água-viva

  • Foto do escritor: Cauê Oliveira
    Cauê Oliveira
  • 29 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

Se conselho fosse bom, não se dava, se vendia... Esta máxima vale para aqueles conselhos tolos, baseados em conhecimentos que não condizem com a realidade, mas que todo mundo dá. Um exemplo sobre isto é quando uma pessoa acaba queimada por uma água-viva.


Todo final de ano é a mesma coisa. A temperatura aumenta e as pessoas querem se refrescar e relaxar nas praias durante as férias. Coincidentemente, o período de reprodução das águas-vivas é justamente o começo do verão. As águas-vivas sempre estão pelo mar, porém a época de reprodução aumenta a oportunidade do encontro entre os banhistas e este animal.



Quem aí nunca ouvi para jogar água doce quando você for queimado por uma água-viva? Ou mesmo urinar em cima da região onde a água-viva atingiu o banhista? Álcool ou amônia ou esfregar bastante o local? Nem pensar!


Infelizmente, são as piores coisas a se fazer. A queimadura provocada pela água-viva é proveniente do ataque de pequenas células presente nos tentáculos do animal, os cnidoblastos ou cnidócitos. Estas células parecem uma bolsa e guardam uma arma que auxilia as águas vivas na sua defesa. O cnidoblasto é acionado assim que tocado e libera de dentro dele uma espécie de arpão que atinge a vítima. Este “arpão” se chama nematocisto e apresenta uma quantidade de substância urticante que causa irritação e até paralisia em pequenos animais.


O contato com a pele causa a explosão desta célula, provocando a liberação de toxinas produzidas no Complexo de Golgi, causando queimaduras e a sensação de irritação.

Para atenuar os efeitos das queimaduras provocadas por águas-vivas, o ideal é lavar o local atingido com a própria água do mar ou vinagre. Isto vai remover os cnidoblastos que não foram disparados. A utilização da água do mar ou do vinagre para limpar o local é essencial para não disparar os cnidoblastos que possam ter ficado na pele sem lançar o nematocisto e suas toxinas. Se for utilizada água doce, a concentração desta água fará com que estes cnidoblastos ainda não disparados, se acionem, causando uma piora nas queimaduras.


Sempre é bom lembrar que se os sintomas da queimadura começarem a piorar, numa forma de reação alérgica do nosso corpo, a ajuda médica deve ser procurada imediatamente.

 
 
 

Comments


(48)999226726

  • facebook
  • linkedin
  • youtube

©2019 por Cauê Oliveira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page