
Bem vindo à Cogumelogia!
Portal de consultoria, cursos e presentes relacionados ao Reino dos Cogumelos

CULTURAS
Espécies
Shimeji
Conhecido como shimeji ou cogumelo-ostra, talvez seja um dos mais populares cogumelos na gastronomia, especialmente na gastronomia oriental. Refogado na manteiga, ao molho shoyu, com cebolinha... Existem diferentes espécies de "shimeji", entre eles Pleurotus ostreatus (shimeji e hiratake), Pleurotus djamor (ostra rosa) e Pleurotus eryngii.

Agaricus bisporus
O mais famoso dos cogumelos, o champignon que dependendo da forma de cultivo pode ser totalmente branco ou com o chapéu moreno, sendo assim conhecido como Portobello. Uma rica gastronomia pede pratos feitos com esse cogumelo campeão!


Shiitake
Um dos cogumelos mais saborosos vai muito bem em qualquer tipo de preparação. Apresenta um sabor defumado único quando assado e os cogumelos produzidos são grandes fornecendo um ótimo benefício para o produtor.

Cogumelo Rei
Uma espécie não muito comum de ser encontrada nos mercados nacionais, o cogumelo rei (Stropharia rugosoannulata) produz cogumelos robustos e podem ser cultivado facilmente em pilhas de palha e canteiros associados a jardins. Rústicos, tem um bom crescimento e podem ser ideias para aqueles que querem ter o hobbie de cultivar cogumelos junto com sua horta de vegetais
Cogumelo pom-pom
Este cogumelo também é muito raro de ser encontrado nos mercados nacionais, porém, é uma iguaria sem igual. O seu sabor se assemelha a lagosta e além disso estudos clínicos encontraram que o consumo deste cogumelo é benéfico para a saúde do nosso sistema nervoso central.

Cogumelo do Sol
O cogumelo-do-Sol (Agaricus blazei) é um parente próximo do champignon, sendo os dois pertencentes ao mesmo gênero (Agaricus). Ele tem ótimos componentes nutricionais, assim como como atividade que auxilia no controle da circulação, afastando de problemas relacionados ao coração e pressão arterial. Para extrair todas as capacidades concentradas nesse cogumelo, recomenda-se o seu uso de forma seca e em pó para alcançar a quantidade necessária dos seus benefícios.


Ganoderma lucidum
Esta orelha-de-pau não é exatamente comestível como os cogumelos anteriores. Por ser rígida, seu consumo em pratos é impossível, porém, é muito utilizada em pó como suplemento nutracêutico na medicina chinesa. Entre suas propriedades estão o fortalecimento do sistema imunológico, aumento de vigor, controle de pressão arterial, prevenção de câncer e proteção do fígado.

Trametes versicolor
Popularmente conhecido como cogumelo rabo-de-pavão, Trametes versicolor é outra orelha-de-pau que pode ser consumida em pó ou também se fazer extratos alcóolicos para utilização de tinturas que colaboram na prevenção de câncer, estimulo do sistema imunológico e controle de açúcar no sangue, essencial para casos de diabetes.