top of page

Conheça os animais que se alimentam de sangue

  • Foto do escritor: Cauê Oliveira
    Cauê Oliveira
  • 29 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

O primeiro animal que vem em nossas cabeças quando falamos em se alimentar de sangue é o morcego. Movidos pela lenda dos vampiros, os morcegos são a primeira resposta sobre animais que se alimentam de sangue, apesar de apenas 3 espécies deles, de um total de 1.100 conhecidas, serem hematófagos.


A hematofagia é um tipo de alimentação através do sangue. O sangue é um líquido rico em proteínas e lipídeos, além de ser de fácil assimilação. Diversos animais estão adaptados a este tipo de dieta. Desde lombrigas que se alimentam de sangue dos capilares dos intestinos até pássaros vampiros como uma espécie de tentilhão de Galápagos.


Até mesmo os humanos praticam hematofagia. Em várias culturas do mundo alimentar-se do sangue de animais é uma coisa normal. Os hematófagos se dividem em dois grupos, os obrigatórios e os opcionais. Muitos mecanismos foram desenvolvidos independentemente durante a evolução das espécies para ter acesso a este tipo de alimentação.


Alguns animais sugam o sangue e outros lambem. Eles também têm secreções especiais que auxiliam a diminuir os efeitos de defesa contra a coagulação do sangue da presa. Outro mecanismo interessante é a utilização da saliva como anestésico para impedir que a presa perceba que está sendo atacada.


A seguir, veja uma lista de animais exclusivamente hematófagos.


Morcegos



Dentre as 1.100 espécies de morcego existentes, apenas três são hematófagas. Eles usam os dentes incisivos e lambem o sangue, bem diferente da lenda do Drácula que tem grandes caninos que perfuram a pele das suas vítimas. Os morcegos hematófagos tem grande importância para a saúde já que podem carregar o vírus da raiva e outras doenças. Ao atacar animais domésticos, esta doença pode se espalhar para populações humanas. As espécies são: Desmodus rotundus, Dhiphylla ecaudata e Diaemus youngii.


Mosquitos



Ao contrário dos morcegos, neste há muitas espécies que se especializaram em se alimentar de sangue. Também carregam doenças e acredita-se que são os maiores causadores de mortes no mundo. Malária, dengue, febre amarela são apenas alguns exemplos de doenças transmitidas por estes insetos.


Peixe-vampiro



O candiru é um pesadelo para quem mora no Rio Amazonas. Estes peixes minúsculos são atraídos pelo cheiro da urina e entram pela uretra de homens e mulheres para se alimentar de sangue. Para retirar eles somente com cirurgia. Apesar disso, a maior vítima dos candirus são outros peixes. Eles se prendem às brânquias e dali retiram o sangue para se alimentar.


Sanguessuga



A sanguessuga é um dos mais famosos animais hematófagos do mundo. Já foi muito usada na medicina para tratar de problemas com coagulação do sangue, por exemplo. A sanguessuga é uma máquina de se alimentar de sangue podendo consumir uma quantidade que é centenas de vezes maior que seu próprio tamanho. Ela não explode porque seu corpo dividido em anéis é adaptado para se esticar.

 
 
 

Comments


(48)999226726

  • facebook
  • linkedin
  • youtube

©2019 por Cauê Oliveira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page