top of page

A cidade em que as pessoas misteriosamente desmaiam e dormem por dias

  • Foto do escritor: Cauê Oliveira
    Cauê Oliveira
  • 28 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

A cidade de Kalachi, no Cazaquistão, é bem pequena, tão pequena que é melhor chamar de aldeia já que lá vivem pouco mais de 500 pessoas. Apesar de ser tão afastada e quase sem nenhum habitante, Kalachi foi motivo de um mistério um tanto curioso. As pessoas que moravam lá sofriam de desmaios e pegavam no sono durante vários dias e isto poderia ocorrer em qualquer hora e lugar como, por exemplo, dirigindo um automóvel.



A causa deste sono repentino foi um mistério durante bom tempo. Apenas a fama de cidadãos “bela-adormecida” é que se espalhava pelo mundo. Algumas hipóteses levantadas eram de que uma antiga mina de urânio poderia estar causando este apagão coletivo. O urânio é usado como combustível para produzir energia nas usinas nucleares.

Porém o mistério foi revelado e não tem nada haver com a radioatividade. O que acontece é que estas pessoas estão sendo sufocadas, sem perceber, por monóxido de carbono.


Um estudo demostrou que devido a certas condições climáticas no vilarejo, a medida em que quantidade de monóxido de carbono (CO) e partículas resultantes da degradação de hidrocarbonetos aumenta, diminui-se a quantidade de gás oxigênio (O2) disponível para que as pessoas possam respirar. Exatamente como acontece em casos de intoxicação com automóveis ligados em lugares fechados e também em despressurização em aeronaves.


O desmaio é uma forma do corpo se proteger contra a baixa quantidade de oxigênio. O oxigênio é essencial para o nosso metabolismo, pois está envolvido nos processos que dão energia para que as células façam o seu trabalho. Sem o oxigênio, o cérebro entende que é melhor dormir, porque assim gasta-se menos energia.


Uma equipe de cientistas daquele país acredita que estas mudanças na composição dos gases e partículas respiradas pelos moradores de Kalachi tenham origem em um lugar que já foi uma mina de urânio e hoje está fechada. No fechamento, usa-se madeira e inundam as minas com água. A degradação desta madeira e o apodrecimento jogam estes gases e partículas na atmosfera.


Agora as autoridades estão removendo os moradores de Kalachi da aldeia para viverem em outro lugar e assim dormirem apenas quando sentirem sono de verdade.

 
 
 

Comments


(48)999226726

  • facebook
  • linkedin
  • youtube

©2019 por Cauê Oliveira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page