top of page

A Ciência da paternidade e como os filhos mudam o cérebro dos papais

  • Foto do escritor: Cauê Oliveira
    Cauê Oliveira
  • 28 de out. de 2019
  • 3 min de leitura

Por muito tempo, pesquisadores acreditavam que apenas a relação entre mães e filhos tinham influência na formação das crianças e como elas iriam se comportar quando se tornassem adultos. Porém, nas últimas décadas, mais e mais evidências mostram que os papais são tão importantes quanto às mães na criação dos filhos.


Possivelmente a ideia de que as mães é quem criam os filhos e os pais não tinham nenhuma relação seria resultado do machismo em que as mulheres ficavam em casa cuidando da casa e da prole, enquanto o homens saiam para trabalhar e dar sustento para a família.


O que realmente acontece é que a paternidade é um evento muito importante na vida dos homens, chegando a mudar a forma de como o cérebro funciona nos papais. Estes estudos botaram por terra a ideia de que os pais não são necessários e também não criam vínculos fortes com seus filhos. Aqui estão os exemplos do porquê os pais importam...


1) O cérebro do papai é igual ao da mamãe

Cuidar de uma criança definitivamente muda o funcionamento do cérebro de um homem. Tomar conta de uma criança readapta o cérebro dos pais, sejam eles pais biológicos ou não, que começam a apresentar o mesmo padrão de respostas emocionais e cognitivos que as mamães.


Em um estudo com mais de 80 voluntários, os pesquisadores observaram as reações em diversas áreas do cérebro de homens (heterossexuais e homossexuais) que eram ativamente presentes na criação de crianças e também de mães nas mesmas condições.


O resultado desta pesquisa mostrou que independente do sexo, ambos os cérebros funcionavam da mesma forma, em que as mesmas partes do órgão do sistema nervoso central eram ativadas quando estes voluntários assistiam vídeos de seus filhos brincando. Estas áreas estão ligadas às respostas emocionais e também da cognição que nos faz ser indivíduos sociais que vivem em grupos.


2) Os hormônios dos papais também mudam durante a gravidez e o nascimento


As mães passam por mudanças drásticas quando vão ter seus filhos e durante a amamentação. Os hormônios como estrógeno, progesterona, prolactina, oxitocina e alguns glicocorticoides começam a ser produzidos em grande quantidade. Mas quem disse que os pais também não passam por isso?


Um estudo identificou que as mesmas mudanças no padrão hormonal que acontece com as mães, também está presente entre os pais. E não são apenas de humanos, mas de outros mamíferos também. O que os pesquisadores encontraram que o contato de mães e filhotes influenciam na produção de hormônios dos pais, especialmente da oxitocina, que é responsável pelo vínculo e afeição entre indivíduos.


Os pesquisadores encontraram também que, depois de terem seus filhos, os pais humanos sofrem de redução na produção do hormônio sexual testosterona. Os cientistas acham que esta redução está vinculada à diminuição do comportamento agressivo e aumento do cuidado com as crianças.


Isto não foi observado em roedores. Neles, a testosterona aumenta, o que levou os pesquisadores a considerarem que o aumento da testosterona nestes animais está ligada ao aumento da proteção contra possíveis predadores dos filhotes.


3) Filhos são perfeitos para a produção de mais neurônios


Ter filhos é muito importante para qualquer indivíduo. A nova vida que aparece dentro de uma família cria novas experiências para os mais diversos animais, algo que os pesquisadores de comportamento chamam de enriquecimento ambiental.


As novas experiências possibilitam um aumento na percepção de vários sentidos, principalmente em relação ao cheiro, com a produção de mais células nervosas no bulbo olfatório em ratos que se tornaram pais e mães recentemente. Outro mudança acontece no hipocampo, responsável pela memória e percepção espacial.


Além disso, outras pesquisas revelaram que pais humanos também começam a expressar um reconhecimento maior em relação aos seus filhos assim como as mães. O famoso “instinto materno”, que faz com que as mães sintam qualquer problema com os filhos, também é encontrado nos pais. Testes mostraram que eles são tão bons como elas para identificarem o choro das suas crianças, por exemplo.

 
 
 

Comments


(48)999226726

  • facebook
  • linkedin
  • youtube

©2019 por Cauê Oliveira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page