A família que descobriu como os polvos podem ser muito inteligentes
- Cauê Oliveira
- 29 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Os polvos são muito inteligentes. Sabe-se que eles têm uma capacidade cognitiva muito grande, sendo capazes de resolver problemas complexos, memorizar situações além de reconhecer rostos de pessoas. Uma família que estava de férias conseguiu descobrir estes fatos de uma maneira sem igual.

Quem não se lembra do polvo Paul, que durante a Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, ficou famoso no mundo inteiro por acertar vários palpites nos jogos da competição. Claro, isto não faz dele um animal inteligente, mas surpreendeu muita gente a quantidade de acertos do animal com oito “braços”.
Apesar destes poderes de “vidência” do famoso molusco, uma coisa todos os polvos compartilham entre si, uma capacidade gigantesca de observar o ambiente, analisar as possibilidades e tomar ações que podem ser repetidas mais tarde, desafiando a ideia de que inteligência e racionalidade é só uma coisa dos seres humanos.
Esta característica dos polvos até podem assustar... O sistema nervoso deles é um pouco diferente do nosso e seus neurônios se concentram nos tentáculos, que de forma grosseira e comparativa com a gente, poderíamos dizer que eles têm um cérebro em cada “braço” fazendo com que cada membro possa sentir cheiros, tato e gostos independentemente.
Esta característica é muito bem vinda, porque assim eles conseguem extrair mais informações do meio ambiente e consequentemente conseguir realizar uma tarefa de forma mais fácil. E isto já foi observado em diversos estudos em que polvos são colocados a prova para fugir de labirintos.
Portanto, a memória é algo muito importante para estes animais. E a estimulação para memorizar situações é tão constante que pesquisadores já observaram que polvos mantidos em cativeiro reconhecem tratadores que convivem diariamente entre eles.
Estes fatos fantásticos sobre os polvos foram confirmados em um vídeo de uma família que passava suas férias em uma praia do Mar Vermelho. Em um dia eles resgataram um polvo que havia ficado preso na areia por causa da mudança da maré. Coincidentemente, no dia seguinte, a família reencontrou o polvo que tinham salvado da maré seca e ficou impressionada com a reação no animal com eles.
Como eles mesmo relatam no vídeo, o polvo ficou por horas admirando eles e se aproximando como se estivesse a cumprimentar os seus salvadores. Não está acreditando? Veja o vídeo abaixo para ver que incrível e emocionante foi este encontro!
Comments