Isto é verdade? Uma baleia morta e cheia de plástico encalhada em uma praia das Filipinas
- Cauê Oliveira
- 25 de out. de 2019
- 1 min de leitura
O problema da poluição dos oceanos é grave! São muitas espécies de animais que estão sofrendo com o plástico que chega no mar. Porém, esta notícia que está rolando por aí não é verdade. Não se trata de uma baleia real, mas uma obra de arte para refletir como estamos impactando os ambientes terrestres.

A visão é chocante. Uma baleia imensa, morta, em uma praia e com a boca cheia de embalagens plásticas. Mas chegando mais perto do que parece um animal, podemos ver que não se trata de uma baleia de verdade, mas uma escultura feita toda de embalagens plásticas.
A ação foi feita pelo Greenpeace na praia de uma das ilhas da Filipinas para chamar a atenção da população para a poluição que produzimos e está chegando nos oceanos. Todo o plástico utilizado na obra foi de material encontrado nas praias daquele país.
As Filipinas estão entre os países que mais produziu este tipo de poluição no mundo. Em uma pesquisa realizada em 2015, encontrou-se que a cada ano mais de 1,8 milhões de toneladas de plástico jogados fora no mundo eram provenientes daquele país, que fica apenas atrás da China (primeiro) e Indonésia (segundo) na poluição por produtos plásticos.
A solução está na política e as autoridades filipinas pretendem banir o uso de plástico em breve. Além do problema ambiental causado por estes produtos, as pessoas também são diretamente afetadas pelo descarte mal feito do plástico naquele país que entope o sistema de esgoto e causa transtornos à população, principalmente em relação a saúde de seus habitantes.
Comments